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29/09/2023

O tom de voz da marca nas cobranças de dívidas

Sim, você pode cobrar dívidas, proteger sua marca, progredir – e ainda assim receber o pagamento. 

Proprietários de empresas vivem pelo crescimento do faturamento. Adquirir clientes, atingir escala e prestar atenção à economia são ações que levam a um fluxo de caixa positivo e ao crescimento sustentável do negócio. 

 

Pagamentos não realizados, estornos, inadimplência e clientes que vão embora, pode ser tão prejudicial para o negócio quanto o crescimento lento e deve ser tratado corretamente para não perder todos os clientes conquistados e o pagamento do produto ou serviço. 

 

Realizar a cobrança de dívidas e ao mesmo tempo manter um relacionamento com o cliente é arte e ciência. 

Por um lado, a existência do problema pode ser negligenciada esperando a compensação da inadimplência com mais crescimento e por outro lado, adota-se uma abordagem agressiva para cobrar dívidas. 

 

Como lidar, então, com um cliente inadimplente?

 

Existe uma maneira correta de falar com clientes em situação de inadimplência.

Se for criado um processo permeado por conversas cuidadosas, ele pode ser muito benéfico. Na verdade, essas conversas representam uma oportunidade de transformar os clientes inadimplentes em promotores quando são ouvidos e têm suas necessidades atendidas.

Trabalhar para consertar o relacionamento criará um marketing positivo. 

 

Outro motivo é lidar corretamente com questões mais sensíveis para que não se tornem um pesadelo de relações públicas para a empresa. É essencial ser atencioso ao lidar com questões delicadas que trarão resultados — e talvez até algum marketing positivo, como falamos. Deve-se levar esta tarefa a sério, reservando tempo e seguindo essas boas práticas:

 

  1. Criação de um plano 

 

Envolver-se com clientes inadimplentes não é fácil. 

É uma jornada que se concentra em recuperar e reconstruir a confiança enquanto procura uma solução que funcione para ambas as partes. 

 

Portanto, é importante criar um processo para chegar aos clientes através de vários canais, de uma forma que seja persistente e não excessivamente invasiva.

Também é preciso, ficar longe de campanhas agressivas ou múltiplas tentativas de contato por dia. Mesmo que essas ações possam fazer com que a empresa seja paga com um pouco mais de frequência, o risco para a marca é muito alto.

 

  1. Seguir o plano

 

Os clientes não responderão perfeitamente às tentativas de contato. 

Alguns vão apreciar uma abordagem mais gentil e se esforçar para corresponder à empresa, outros serão evasivos. Quando isso acontece, seguir um processo pré-concebido e pré-escrito é a chave para o sucesso e a melhoria.

 

  1. Otimizar continuamente o plano

 

A ideia é melhorar o plano desenhado, configurando um processo que faça sentido. 

Em seguida, coletar dados sobre o que funciona e o que não funciona, para otimizar constantemente. 

Encontrar o que dá certo exige muito trabalho.

 

  1. Procurar ajuda profissional

 

Contratar uma Assessoria de Cobranças pode ser a melhor solução. Temos um texto para explicar mais sobre isso: 

Confira três benefícios de terceirizar os serviços de cobrança”.   


Às vezes, os clientes em inadimplência simplesmente não estão dispostos a conversar diretamente com qualquer membro da equipe da empresa credora. E para a equipe, pode ser muito difícil otimizar o processo quando se está preocupado com diversos fatores alheios à cobrança

 

Uma nova onda de serviços digitais e baseados em dados está disponível para aumentar, e muitas vezes assumir, o processo quando não houver mais interesse de executá-los internamente, por parte das empresas. Nesse momento, é importante encontrar um parceiro que possa compreender e apoiar a marca, garantindo que se receba o pagamento e que tenha o fornecimento de um feedback valioso sobre dados.

 

Conversar com os clientes em situação de inadimplência pode ser benéfico, mas também arriscado se feito de maneira incorreta, por isso contar com uma empresa especializada pode ser um mecanismo de crescimento potencial.

 

Levar a Angeza para a sua empresa é proporcionar nossa ação com soluções eficientes de resultados comprovados em mais de dez segmentos. O caminho é planejar, otimizar e utilizar nossas ferramentas, que estão à disposição para nossos credores.

 

Palavras-chave: cliente; cobrança; 

 

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