Blog

Compartilhe esta matéria

06/03/2024

Entendendo as causas da inadimplência: Uma abordagem empática

A situação de inadimplência é uma realidade que impacta empresas de todos os portes e setores, mas muito além do que um mero indicador financeiro, ela representa um sintoma de diversas eventos que podem afetar seus clientes.

Nesse momento, uma Assessoria de Cobranças pode ser o diferencial entre um feeback negativo nas redes sociais ou um relacionamento duradouro e saudável entre as partes envolvidas.

Compreender as raízes da inadimplência é fundamental para construir soluções eficazes e duradouras, sem perder de vista a importância da empatia e do diálogo.

Fatores que influenciam a inadimplência:

1. Dificuldades financeiras:

Desemprego, redução de renda ou aumento das despesas são eventos que podem comprometer a capacidade de pagamento dos clientes e deixá-los em situação de inadimplência. Outros fatores que podemos citar: a perda de emprego, doenças na família ou crises econômicas.

O endividamento excessivo está nessa lista também. Muitas pessoas são enredadas no acúmulo de dívidas, juros altos e falta de planejamento financeiro que pode levar a um ciclo de inadimplência difícil de romper.

2. Fatores pessoais:

Ninguém planeja ficar doente, mas problemas de saúde são algumas das causas mais comuns de se tornar inadimplente. Doenças graves ou acidentes podem gerar gastos inesperados e comprometer a renda familiar.

Pouca ou nenhuma organização financeira pode levar clientes a terem dificuldade em controlar gastos, acompanhar vencimentos e gerenciar o orçamento, no final, tudo isso leva a atrasos e a inadimplência.

3. Falhas na comunicação:

Muitas empresas não se esforçam minimamente para entender as dificuldades do cliente e buscar soluções conjuntas. Aqui na Angeza, nosso foco é fazer o correto para atingirmos os objetivos com nenhum ou com o mínimo de erros possíveis. Somos intencionais nisso!

Agora que sabemos algumas possíveis causas da inadimplência, o que se pode fazer a respeito?

Enquanto empresas, existem passos que podemos seguir para resolver problemas e aplicar empatia na gestão da inadimplência. A seguir temos uma ideia do que praticamos na Angeza:

  1. Comunicação clara e transparente: Esclarecer dúvidas, fornecer informações precisas e utilizar linguagem acessível são essenciais para evitar mal-entendidos. Dê atenção a todos os canais de comunicação.

  2. Negociação humanizada: Buscar soluções flexíveis e personalizadas, considerando as necessidades e a capacidade de pagamento do cliente, a cobrança amigável. Só conseguimos atender melhor cada cliente se entendemos suas necessidades, por isso a escuta ativa é indispensável.

  3. Pagamento acessíveis: Criar um plano de parcelamento das dívidas em porções menores, oferecer descontos para pagamentos à vista ou renegociar prazos pode ajudar na regularização das pendências.

  4. Acompanhamento e suporte: Manter contato com o cliente, oferecer orientação e apoio durante o processo de pagamento da dívida. Um "pós-venda" é sempre bem-vindo para criar um círculo virtuoso de melhorias no atendimento.

A inadimplência não é apenas um problema financeiro, mas também uma questão humana.

Sabemos que a inadimplência é um problema muitas vezes complexo que exige uma abordagem abrangente, dessa forma, a empatia e o diálogo são ferramentas essenciais para construir soluções que realmente funcionam e podem ser aplicadas.

Investir na comunicação transparente, na negociação humanizada e no acompanhamento dos clientes contribui para um relacionamento mais saudável e um ambiente de negócios mais positivo que pode gerar futuras oportunidades, inclusive.

Ao lidar com a inadimplência, a empresa deve sempre buscar formas de beneficiar tanto a empresa quanto o cliente. Ao compreender as diferentes situações que podem levar um cliente a essa situação e adotar uma postura empática e proativa, as empresas podem construir soluções eficazes, fortalecer o relacionamento com seus clientes e minimizar os impactos negativos da inadimplência.

 

Quer saber sobre as maneiras como podemos ajudar a sua empresa a resolver os problemas de inadimplência com seus clientes? Clique aqui e converse com um de nossos consultores.

Veja também

Whats